top of page
melhor tratamento paralisia supranuclear progressiva

Paralisia supranuclear progressiva

O que é a Paralisia supranuclear progressiva?

A Paralisia Supranuclear Progressiva ou PSP é uma doença rara, que leva a sintomas de rigidez, lentidão do movimento, quedas precoces, e comprometimento cognitivo. 

A doença faz parte do grupo de doenças do Distúrbio do Movimento, cursando com uma forma de parkinsonismo.

 

Parkinsonismo é o conjunto de sintomas caracterizados por: 

Bradicinesia (lentidão do movimento), associado a rigidez muscular e/ou tremor.

 

Quando falamos em Doença de Parkinson, estamos falando de uma doença, que também possui parkinsonismo.

 

Na PSP, além do parkinsonismo, outras características, que ajudam a diferenciar da Doença de Parkinson, como quedas precoces. O paciente tende a cair sem motivo, repetidas vezes. A dificuldade para olhar, com olhar mais congelado para baixo ou para cima, também são comuns na PSP e não acontecem na doença de Parkinson.

A PSP é rara e, desta forma, é muito difícil de ser diagnosticada. Quase sempre o diagnosticado como Doença de Parkinson de "difícil tratamento".

tratamento paralisia supranuclear progressiva curitiba
Como é diagnosticado a PSP?

A PSP é diagnosticada principalmente através da presença dos sintomas acima descritos, ou parte deles, associado a alterações características na ressonância de crânio (ou encéfalo).

Na ressonância de crânio, pode-se encontrar apenas atrofia global, mas não incomumente, observa-se atrofia regional do mesencéfalo, levando a sinais específicos como o "sinal do beija-flor" (ou do pinguim).

bottom of page