Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer (DA) é um distúrbio neurodegenerativo, em que ocorre perda de alguns neurônios relacionados a funções cognitivas, podendo levar a vários sintomas, como distúrbios de memória recente, com dificuldade para reter novas informações, dificuldade de planejamento, além de inabilidade (o paciente desaprende) de realizar tarefas específicas, que previamente realizava sem qualquer esforço mental.

Ao comprometimento das funções cognitivas, em ao menos dois domínios, chamamos de demência. A demência não é uma doença específica e sim um conjunto de sintomas caracterizado pela disfunção de áreas como a memória, planejamento e/ou linguagem, levando a limitações nas habilidades sociais a ponto de interferir no funcionamento diário.

Além dos déficits cognitivos, frequentemente leva a outros sintomas ao longo da evolução da doença, como alteração de comportamento, distúrbios do sono e distúrbio alimentar, de modo que entender a evolução da doença é muito importante para que o tratamento seja o mais eficaz possível.

© 2019 Dr. Gustavo L. Franklin - 

Avenida Sete de Setembro 4848, 9° Andar - Batel Curitiba/PR       Tel: (41) 3319 - 7818 

Neurologia
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon