Enxaqueca tem cura?

Crises de enxaqueca podem ser incapacitantes. Embora haja vários tratamentos atualmente, a pergunta que todo mundo faz é: Enxaqueca tem cura?

Antes é preciso entender o que é a enxaqueca.

A Enxaqueca é um tipo especial de dor de cabeça, que pode ser iniciada após contato com alguns fatores desencadeantes externos e pode ser responsável por dores incapacitantes e, quando não bem tratada, provocar sintomas recorrentes.

Deste modo, há vários fatores que atuam para surgir uma crise de enxaqueca.

Primeiro existe um fator genético que predispõe algumas pessoas a ter dor.

Depois que existem muitos fatores ambientais desencadeantes, que podem se associar mutuamente para provocar o início da dor. Além disso é muito comum o uso de medicamentos inadequados, que não abortam a crise de dor, além do uso de diversos outros medicamentos que podem piorar ou facilitar crises de dor.

Como são muitas variáveis atuando para o início ou manutenção da dor de cabeça é praticamente impossível evitar todos os fatores.

A enxaqueca não distingue cor, credo ou classe social. Mas é muito mais comum em mulheres, jovens, principalmente durante a idade fértil (entre 15 e 40 anos).

Hoje, existem muitos medicamentos para o tratamento da enxaqueca. Alguns são tão eficazes que podem transparecer algum tipo de cura. No entanto, visto que há uma predisposição genética própria do paciente e o controle de absolutamente todos os fatores externos é muito improvável, uma cura real completa é quase impossível.

Ao longo dos anos, alguns fatores hormonais podem diminuir, de modo que as crises podem ficar cada vez mais espaçadas. Considerando ainda um tratamento medicamentoso adequado, mudança dos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos, pode-se alcançar um grande controle dos sintomas por um período muito longo e satisfatório.

Assim, apesar de uma cura ser improvável, o médico neurologista é capaz de tratar de forma a conter as crises e, em muitos casos, controlar completamente as dores, permitindo que o paciente tenha uma plena qualidade de vida.

© 2020 Dr. Gustavo L. Franklin - 

Avenida Sete de Setembro 4848, 9° Andar - Batel Curitiba/PR       Tel: (41) 98717-4780

Neurologia
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon