Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica é uma substância utilizada no tratamento de inúmeras síndromes dolorosas, inclusive enxaqueca, cefaléia tipo tensional, dores localizadas, nevralgia do trigêmeo, neuralgia pós-herpética, bruxismo, dor miofascial e dor lombar. Além de estar indicada na espasticidade, distonias, espasmostremores e alguns movimentos anormais. A mesma substância é aplicada com fins estéticos na cosmiatria e dermatologia geral, apenas os locais e técnicas que são diferentes para cada indicação.

Ela é extraída de um tipo específico de bactéria, que passa para um processo para ter a ação esperada e diluída para ser aplicada. Por passar por processos especiais antes de ser comercializada, a substância não é capaz de causar nenhum tipo de infecção e a chance de alergia é muitíssimo baixa.

A ação dela principal é relaxar o músculo, quando aplicada diretamente no grupamento muscular e inibir o impulso doloroso, quando aplicada no tecido subcutâneo. Sua ação depende da dose, de modo que é comum ajustar as doses de acordo com o paciente e a indicação ao longo das aplicações.

A marca Botox® foi a primeira surgir e foi a medicação em que foram realizados os estudos para Enxaqueca. Existem várias marcas de toxina botulínica no mercado, como Botox®, Dysport®, Xeomin®, dentre outras. Todas possuem eficácia equivalente.

Outras medicações como Dysport® são utilizadas em diluições diferentes e são muito usadas em segmentos corporais maiores, como em espasticidade após AVC e distonias, mas todas podem ser utilizadas em dores de cabeça e nas demais indicações.

A toxina botulínica é indicada para pacientes com enxaqueca ou outras cefaleias crônicas e pode ser a primeira escolha de tratamento preventivo, principalmente quando há contra-indicação ou resistência do paciente ao tratamento via oral.

A aplicação do botox em Neuralgia do Trigêmeo e Neuralgia pós-herpética e outras dores é muito eficaz. Além disso há grande uso no tratamento de Distonias e tremores cefálicos (tremores de cabeça)

O uso na espasticidade pós-AVC traz grande benefício e auxílio à reabilitação ao paciente. Em alguns casos de paralisia cerebral ou sequelas de trauma a toxina botulínica traz enorme alívio dos sintomas de dor devido a rigidez dos membros e também auxiliam na higiene e no cuidado ao paciente.