Enxaqueca

O que é Enxaqueca?

Enxaqueca, ou migrânea, é um tipo especial de dor de cabeça, geralmente pulsátil, que ocorre de um lado da cabeça (embora possa ocorrer dos dois lados), muitas vezes insuportável, quase sempre associada a náuseas ou vômitos e que piora com a luz, barulho ou até certos cheiros.

Uma característica da enxaqueca é sua capacidade de mudar de posição. Um dia dói de um lado, outro dia do outro, outro dia dos dois! E frequentemente a dor é insuportável, incapacitando a pessoa até para atividades simples como ler ou ver uma televisão.

Existem vários fatores desencadeadores de uma crise de enxaqueca e é muito importante identificar esses fatores para poder evitá-los!

Os fatores desencadeantes mais comuns são: alimentação (geralmente comidas gordurosas, frituras, chocolate, cafeína e outras bebidas estimulantes), uso de bebidas alcoólicas, exposição a luz intensa ou a odores fortes e o próprio período menstrual.

O QUE É AURA?

Aura é uma manifestação neurológica, que ocorre em cerca de 25% das pessoas com enxaqueca. Pode ocorrer na forma de sintomas visuais, com pontos brilhantes na visão, ou pontos escuros e "falhas" na vista. Pode haver, também, sintomas sensitivos, como formigamento, dormência e falta de sensibilidade em uma parte do corpo, como nos membros ou no rosto, ou ainda perda de força de um braço e dificuldade para falar.

 

Geralmente antecede uma crise de dor, mas muitas vezes incomoda mais que a própria dor de cabeça.

Assim que se parece os escotomas cintilantes, comum forma de apresentação de uma aura na enxaqueca

© 2020 Dr. Gustavo L. Franklin - 

Avenida Sete de Setembro 4923, Salas 301/302 - Batel Curitiba/PR       Tel: (41) 98717-4780

Neurologia
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon