O cuidado à pessoa com demência
Como cuidar de uma pessoa com demência?
Você sabia que existem algumas estratégias que podem auxiliar você a cuidar do seu familiar ou paciente com comprometimento cognitivo?
Fique atento a estas dicas:
-
Não trate o indivíduo como uma criança, ainda que muitas vezes ele precise de cuidadoscompatíveis a uma criança. Trate-o como o adulto que ele é: com respeito.
-
Tente, na medida do possível, não alterar a rotina do indivíduo. Aliás, manter uma rotina é fundamental para o paciente.
-
Estabeleça horário certo para acordar, para dormir, para almoçar e para jantar. Incentive-o a manter esta rotina, mas não brigue quando ele não conseguir.
-
Estimule a participação do indivíduo nas atividades do dia a dia, promovendo a sua independência. Mas importante: dificilmente o paciente irá adquirir novos hábitos sozinho. E, mais ainda, o paciente pode não ter iniciativa para realizar as tarefas que tem que ser feitas epode também não entender a necessidade de fazer! Assim, o ideal é que o familiar, ou cuidador, estabeleça uma atividade e tente fazer com ele!
-
Estabeleça uma atividade física por dia (mesmo que leve, como pequenas caminhadas, podendo intercalar com hidroginástica, pilates ou até mesmo fisioterapia), associado com uma atividade manual (jardinagem, pintura, desenho, colorir, artesanato).
-
Evite corrigir ou mostrar que ele está esquecido. Frases como: "você já falou isso", "de novo?", "antes você gostava por que agora não gosta?"
-
Evite discordar do indivíduo por questões insignificantes, para não provocar mais frustração enervosismo.
-
Dê as orientações necessárias de maneira bem detalhada: passo a passo, uma informação de cada vez. - Se a pessoa estiver procurando por algo, utilize a técnica de usar frases completasse nomear tudo o que faz: diga “aqui estão os seus óculos” ao invés de apenas dizer “está aqui.
Estabelecer uma rotina de horários, adequando horários para atividade física e uma atividade cognitiva, como artesanato, jardinagem, são muito úteis.
CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DA PESSOA COM DEMÊNCIA
Não existe uma restrição alimentar específica para a pessoa com comprometimento cognitivo, porém recomenda-se alguns cuidados com a alimentação:
• É importante ter horários para as principais refeições, como almoço e jantar.
• O paciente tende a ser muito visual. Se há comida na frente, à mesa, ou se tem pessoas se alimentando na frente, ele pode se sentir estimulado a comer. O contrário pode ser verdadeiro também. Se não quiser que ele coma mais, tire os alimentos da mesa e evite comer na sua frente.
• O ideal é que o paciente esteja acompanhado durante as refeições, para tentar evitar excessos, ou que coma muito rápido e para avaliar se há engasgos.
• Utilize pratos mais fundos e com bordas, para facilitar o manuseio pelo paciente.
• Mantenha o paciente sentado enquanto come.
• Estimule o paciente a comer devagar
• Evite manter a televisão ligada, muita agitação ou outra distração durante a refeição. É importante que o idoso se concentre e preste atenção no movimento de deglutição.
• Interrompa a refeição caso perceba que o idoso está cansado, ofegante ou suando excessivamente.
• Se perceber alguma dificuldade de deglutição, como engasgos, informe ao médico. A dificuldade de deglutição surge, geralmente, nas fases mais avançadas da doença.
• Avalie periodicamente a boca do paciente para certificar-se de que não há queimaduras ou outro tipo de lesão (machucado).