tratamento da Doença de Huntington em curitiba

Tratamento da

Doença de Huntington

O tratamento da Doença de Huntington (DH) poderá passar por uma revolução nos próximos anos.
Isso, pois um novo medicamento, já em estudos com humanos, parece diminuir a expressão do gene doente, diminuindo os sintomas e, talvez, a progressão da doença.
A Doença de Huntington é uma doença genética neurodegenerativa, muito rara. No entanto, como é hereditária pode ocorrer em várias pessoas de uma mesma família.

A doença de manifesta através de sintomas motores (relacionados a movimentos do corpo), sintomas psiquiátricos e sintomas cognitivos.

O atual tratamento da

Doença de Huntington

O atual tratamento da Doença de Huntington consiste no controle dos sintomas.

No tratamento da coréia, há medicamentos depletores de dopamina, como a Tetrabenazina e a Deutetrabenazina, que são capazes de diminuir o movimentos anormais de forma importante. No entanto, ambos ainda não comercializados no país.

Para o tratamento dos distúrbios psiquiátricos, muitas vezes importante, o tratamento é realizado de forma semelhante ao paciente que não possui DH, tratando de forma objetivo os sintomas de depressão, ansiedade e alterações do comportamento. Assim, frequentemente são utilizados medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos.

Muito importante é ter uma abordagem multidisciplinar com acompanhamento com:

Neurologista
Terapia ocupacional
Fonoaudiologia
Psicologia
Nutricionista
tratamento neurologico para Huntington
Esperança para Huntington
Pela primeira vez na história, a Doença de Huntington terá um tratamento capaz de diminuir os sintomas e talvez até diminuir ou impedir a progressão da Doença.

Últimas novidades no Tratamento da

Doença de Huntington

O estudo com o medicamento Tominersen (anteriormente chamado Ionis-HTTRx/RG6042) da Roche, um dos primeiros tratamentos genéticos foi interrompido, infelizmente.

O estudo contemplou pacientes em estágios iniciais da doença e foi dividido de forma "cega" em dois grupos. Não há detalhes ainda do motivo pelo qual foi interrompido, mas existem alguns outros medicamentos com ação semelhante que estão sendo estudados também.

Atualizado em 14/04/2021