Síndrome das Pernas Inquietas

O que é a Síndrome das Pernas Inquietas?

A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é muito mais complexa do que o nome pode parecer.

Ela constitui um distúrbio neurológico caracterizado pela sensação de desconforto nos membros inferiores, que leva a um impulso em se mexer, caminhar, apertar ou massagear as pernas.

Frequentemente este desconforto se dá na forma de dor, coceira, formigamento ou dormência, ocorre quase sempre nas pernas e piora ao fim do dia ou no período da noite, dificultando enormemente a qualidade do sono. Mas pode surgir também nos braços ou em outras partes do corpo e aparecer mesmo durante o dia.

Não se engane! 

A Síndrome das Pernas Inquietas possui várias facetas, e por não ser muito comum, o diagnóstico pode ser demorado e desafiador para o médico clínico.

O atraso no diagnóstico leva a um grande prejuízo do sono e na qualidade de vida!

Como é diagnosticada a Síndrome das Pernas Inquietas

O diagnóstico é realizado na própria consulta médica com o médico especialista, através da história característica e também de acordo com a resposta ao tratamento específico.

Exames somente são necessários frente a dúvida diagnóstica, ou para afastar outras possibilidades que podem provocar sintomas semelhantes, como polineuropatias, cãibras noturnas, insuficiência vascular periférica, dentre outros.

Como é feito o tratamento da Síndrome das Pernas Inquietas?

O tratamento da SPI é feito através de medicamentos específicos, sendo a primeira escolha, agonistas dopaminérgicos, como pramipexol, rotigotina, dentre outros. 

Outros medicamentos, como gabapentina, pregabalina e ainda opiáceos como oxicodona são utilizados e podem ser úteis também.

É muito comum um fenômeno de "aumentação", com piora dos sintomas após uma melhora inicial. Isto leva à necessidade de ajustar a dose e por isso o acompanhamento com o médico especialista é muito importante.

© 2020 Dr. Gustavo L. Franklin - 

Avenida Sete de Setembro 4923, Salas 301/302 - Batel Curitiba/PR       Tel: (41) 98717-4780

Neurologia
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon