Doenças Neuromusculares

As "Doenças Neuromusculares" são doenças que envolvem os neurônios periféricos (os “nervos”) e/ou os músculos. Dentro delas estão englobadas as miopatias (doenças dos músculos), neuropatias (doenças dos “nervos” periféricos), doenças da junção neuromuscular, como as Miastenias, além de muitas outras.

Existem causas adquiridas, genéticas e hereditárias e, de maneira geral, todas têm em comum a falta de força muscular progressiva.

 

Alguns exemplos de doenças neuromusculares, estão as polineuropatias, distrofias musculares, miopatias congênitas, dermatomiosite, polimiosite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Atrofia Muscular Espinhal, Miastenia Gravis, dentre outras.

 

Algumas dessas, possuem tratamento capaz de controlar bem os sintomas. Outras, no entanto, não possuem medicamentos específicos. Todas, porém, necessitam ser acompanhadas por um médico neurologista de perto, a fim de tratar eventuais sintomas associados, muito comuns, como dificuldade para se alimentar, dificuldades urinárias, sintomas de ansiedade e depressão, etc.

© 2020 Dr. Gustavo L. Franklin - 

Avenida Sete de Setembro 4923, Salas 301/302 - Batel Curitiba/PR       Tel: (41) 98717-4780

Neurologia
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon