Cefaléia (dor de cabeça)

Existem vários tipos de dores de cabeça (ou cefaléias). As mais comuns são as cefaléias do tipo tensional, enxaquecas, cefaléias em salva, hemicranias e nevralgias.

As cefaléias do tipo tensional geralmente ocorrem na frente da cabeça (na região frontal, na região da "testa"), na parte de "trás da cabeça", ou em toda a cabeça. Frequentemente, aparece no fim do dia ou à noite, na forma de uma "pressão" e pode ser muito forte.

 

Enxaqueca é um outro tipo de dor de cabeça, geralmente pulsátil, que ocorre de um lado da cabeça (embora possa ocorrer dos dois lados), muitas vezes insuportável, quase sempre associada a náuseas ou vômitos e que piora com a luz, barulho ou até certos cheiros.

A cefaléia em salva (ou cluster), é uma dor de cabeça intensa, somente de um lado da cabeça, geralmente associada a olho vermelho (de um lado apenas), olho "caído", e algumas vezes coriza (líquido saindo do nariz) apenas de uma narina.

Lembrando que muitas pessoas tem vários tipos de dor de cabeça. Elas podem aparecer em momentos diferentes e causar grande impacto na qualidade de vida do paciente.

© 2019 Dr. Gustavo L. Franklin - 

Avenida Sete de Setembro 4848, 9° Andar - Batel Curitiba/PR       Tel: (41) 3319 - 7818 

Neurologia
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon