Cefaléia (dor de cabeça)
Existem vários tipos de dores de cabeça (ou cefaléias). As mais comuns são as cefaléias do tipo tensional, enxaquecas, cefaléias em salva, hemicranias e nevralgias.
As cefaléias do tipo tensional geralmente ocorrem na frente da cabeça (na região frontal, na região da "testa"), na parte de "trás da cabeça", ou em toda a cabeça. Frequentemente, aparece no fim do dia ou à noite, na forma de uma "pressão" e pode ser muito forte.
Enxaqueca é um outro tipo de dor de cabeça, geralmente pulsátil, que ocorre de um lado da cabeça (embora possa ocorrer dos dois lados), muitas vezes insuportável, quase sempre associada a náuseas ou vômitos e que piora com a luz, barulho ou até certos cheiros.
A cefaléia em salva (ou cluster), é uma dor de cabeça intensa, somente de um lado da cabeça, geralmente associada a olho vermelho (de um lado apenas), olho "caído", e algumas vezes coriza (líquido saindo do nariz) apenas de uma narina.
Os exames são úteis e necessários na presença de sinais de alarme específicos e identificados através da consulta médica com o médico especialista, sobretudo o neurologista.
Os principais sinais de alarme são: dor que acorda paciente de madrugada, dor seguida de perda de consciência (desmaio), dor associada a fraqueza em um braço ou perna, dores súbitas, que atingem o máximo da intensidade rapidamente (tipicamente em menos de um minuto, dores intensas consideradas " a pior dor da vida", dores de cabeça associada a febre, vômitos e enrijecimento da nuca. Nesses casos, muitas vezes é necessário investigar mais a fundo a causa da dor de cabeça.
Lembrando que muitas pessoas tem vários tipos de dor de cabeça. Elas podem aparecer em momentos diferentes e causar grande impacto na qualidade de vida do paciente.
"O diagnóstico quase sempre se dá pelas características da dor e exames complementares frequentemente não auxiliam a diferenciar os diversos tipos de cefaléia."