Enxaqueca
O que é Enxaqueca?
Enxaqueca, ou migrânea, é um tipo especial de dor de cabeça, geralmente pulsátil, que ocorre de um lado da cabeça (embora possa ocorrer dos dois lados), muitas vezes insuportável, quase sempre associada a náuseas ou vômitos e que piora com a luz, barulho ou até certos cheiros.
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Dr. Gustavo em foto durante sua apresentação em evento ocorrido em 25 a 27 de Novembro de 2021em Florianópolis/SC, reuniu grandes especialistas do país para discussão de diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas.
3ºCongresso Pan Americano de Distúrbios do Movimento
Miami, Flórida, EUA
Dr. Gustavo em foto durante sua apresentação em evento ocorrido em 22 a 24 de Fevereiro de 2020, em Miami, EUA, em que participaram as maiores autoridades em distúrbios do movimento, do Brasil e do Mundo.
Buenos Aires, Argentina
Dr. Gustavo em foto durante sua apresentação em congresso ocorrido em 16 a 17 de Agosto de 2019, em Buenos Aires, Argentina, onde discutiram sobre o diagnóstico e tratamento de Doenças Raras, com os maiores especialistas do Mundo.
Uma característica da enxaqueca é sua capacidade de mudar de posição. Um dia dói de um lado, outro dia do outro, outro dia dos dois! E frequentemente a dor é insuportável, incapacitando a pessoa até para atividades simples como ler ou ver uma televisão.
Existem vários fatores desencadeadores de uma crise de enxaqueca e é muito importante identificar esses fatores para poder evitá-los!
Os fatores desencadeantes mais comuns são: alimentação (geralmente comidas gordurosas, frituras, chocolate, cafeína e outras bebidas estimulantes), uso de bebidas alcoólicas, exposição a luz intensa ou a odores fortes e o próprio período menstrual.
O QUE É AURA?
Aura é uma manifestação neurológica, que ocorre em cerca de 25% das pessoas com enxaqueca. Pode ocorrer na forma de sintomas visuais, com pontos brilhantes na visão, ou pontos escuros e "falhas" na vista. Pode haver, também, sintomas sensitivos, como formigamento, dormência e falta de sensibilidade em uma parte do corpo, como nos membros ou no rosto, ou ainda perda de força de um braço e dificuldade para falar.
Geralmente antecede uma crise de dor, mas muitas vezes incomoda mais que a própria dor de cabeça.