Tratamento da

Neuralgia do trigêmio

O tratamento da neuralgia do trigêmio é complexo, deve ser realizado de preferência com o médico neurologista e deve abordar três direções:

O tratamento da dor aguda

A prevenção de crises

O tratamento da causa

O tratamento abortivo é aquele que busca tratar a dor no instante que surge. Como a dor costuma ser extremamente forte, analgésicos simples como dipirona, paracetamol e afins não fazem cócegas!

Geralmente são usados codeína, tramadol e até mesmo morfina, mas é muito comum precisar ir ao pronto socorro para poder obter melhora da crise.

Evitar as dores é fundamental no tratamento. A profilaxia se dá através de vários medicamentos, também utilizados em outras doenças neurológicas, como anticonvulsivos (carbamazepina, gabapentina, fenitoína, pregabalina); antidepressivos (amitriptilina, nortriptilina), e também toxina botulínica (botox/dysport).

Como muitas são as origens possíveis, deve-se investigar e tratar sempre que encontrada.

Conflitos neurovasculares e tumores geralmente são resolvidos com abordagem cirúrgica. Esclerose múltipla e outras doenças desmielinizantes possuem também tratamento específico.

É fundamental que o tratamento seja feito corretamente, com os remédios tomados de forma regular e o acompanhamento adequado com o especialista. É comum ter que alterar, associar ou substituir os medicamentos ao longo do tratamento.

​É muito comum longos períodos de remissão, em que o paciente fica muito tempo sem dor, mesmo sem tratamento. Isso pode dar uma aparência de cura, e o paciente pode ficar sem seguimento adequado. Logo após, pode haver então retorno das dores levando a grande incapacidade. Assim o acompanhamento após o diagnóstico, mesmo na ausência de dores, é muito importante.

Procure o especialista!

Sempre que houver sintomas de dor em face, dor de cabeça ou dores inexplicáveis, o médico neurologista é o especialista mais indicado.

Atraso no diagnóstico leva a atraso no tratamento e resolução do problema.

© 2020 Dr. Gustavo L. Franklin - 

Avenida Sete de Setembro 4848, 9° Andar - Batel Curitiba/PR       Tel: (41) 98717-4780

Neurologia
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon