Neuralgia pós- herpética
O que é a neuralgia pós-herpética?
A neuralgia pós-herpética é o nome que se dá à dor que permanece no local afetado após um evento de herpes-zoster.
Apesar do nome Herpes-zoster, o vírus causador é o vírus Varicela-zoster, o mesmo da Catapora.
Em algumas pessoas que já tiveram catapora alguma vez na vida, pode haver uma reativação do vírus, geralmente em episódios de baixa imunidade, predispostas por: momentos de stress, infecções, ou a própria idade, sendo muito mais comum nos idosos.
Na herpes-zoster aparece uma área avermelhada, com bolhas e geralmente associada a muita dor, que fica difícil até para vestir camisas! Na maioria das vezes ocorre somente de um lado do corpo e pode ocorrer em qualquer parte do corpo, desde o rosto, membros e no tronco.
Mas pode ocorrer de haver herpes zoster sem lesão na pele! Apresentando-se somente com dor.
Chamamos de zoster sine herpete e costuma ter o diagnóstico ainda mais difícil.
A dor pode ocorrer na forma de queimação, choques ou fisgadas rápidas, com dor até mesmo ao toque ou contato com roupas.
A dor pode permanecer somente por alguns dias, mas em muitos casos podem persistir por muito mais tempo, até para vida toda ( embora não seja tão comum).
Tratamento da Neuralgia pós-herpética
O tratamento da Neuralgia pós-herpética visa diminuir a frequência e a intensidade das dores, pois podem perdurar por semanas ou até meses.
São usados medicamentos também usados para outros fins, como medicamentos anticonvulsionantes (pregabalina, gabapentina, topiramato) e outros também usados como antidepressivos, como amitriptilina, nortriptilina, duloxetina), todos com eficácia variável, a depender do paciente e de outras condições.
Mais recentemente uma opção tem sido o tratamento com toxina botulínica, cujos estudos são promissores, com poucos efeitos adversos, a depender da localização da dor.