Ansiedade
Ansiedade é normal?
A ansiedade pode ser uma reação comum e muitas vezes normal diante de diversas situações. Em episódios rotineiros como ir ao médico, realizar uma nova atividade ou na perspectiva de uma viagem, a ansiedade pode ser uma resposta natural do corpo.
Em vários instantes, níveis aceitáveis de ansiedade podem aumentar a concentração e atenção, melhorar a chegada de sangue em áreas vitais, como o cérebro, permitindo tomadas de decisões mais rápidas.
No entanto, episódios recorrentes e níveis elevados e persistentes de ansiedade, podem levar a grande prejuízo nas atividades diárias.
como acontece a ansiedade?
A ansiedade pode se manifestar sob a forma de preocupações recorrentes sobre um determinado assunto, ou ainda surgindo como um medo persistente, ou aversão a determinada situação, levando a fobias como de lugar fechados, de falar em público, etc.
Esses sentimentos frequentemente levam a manifestações físicas, com alteração da respiração (às vezes com falta de ar, ou aumento da frequência respiratória), aumento de pressão arterial, palpitações, formigamentos nas mãos e braços, tonturas e zumbidos, dor de cabeça, sensação de globus esofágico (nó na garganta) e até dor no peito.
Esses sintomas quando ocorrem de forma súbita, associada a um transtorno de ansiedade, chamamos de Síndrome de Pânico.
Os medicamentos mais utilizados e mais eficazes para o tratamento de ansiedade são medicamentos da classe dos antidepressivos. Não é necessário que o paciente tenha também Depressão para que se beneficie do tratamento, mas geralmente os medicamentos tem muitas utilidades, e muitas doenças possuem causas comuns e mecanismos semelhantes.