vertigem, tontura, neurologista

Tontura e vertigem

Muitas doenças se manifestam com sensação de tontura ou vertigem, desde episódios momentâneos de pressão baixa e hipoglicemia, até quadros mais importantes, como AVC e epilepsia.

vertigem.jpg

Tontura é uma sensação subjetiva de fraqueza, que pode ocorrer devido a problemas cardíacos, anemia, baixa glicemia, etc. É um sintoma mais inespecífico e várias entidades podem ser relacionadas.

 

Os sintomas de tontura são queixas muito comuns relacionadas a stress ou transtornos de ansiedade.

A vertigem é a sensação de movimento, seja do espaço ao redor em relação ao corpo, seja do corpo em relação ao espaço. Essa sensação pode ser de rotação ou mesmo de balanço. Esse sintoma é típico das doenças que acometem o sistema vestibular, podendo ocorrer deste as estruturas do ouvido (labirinto) até estruturas cerebrais.

 

Nas vertigens é fundamental que o médico procure fazer o diagnóstico mais preciso possível, já que cada doença terá uma evolução e um tipo específico de tratamento. A forma da vertigem, frequência e possíveis sintomas associados, são fundamentais para elucidar o caso. Os exames complementares como tomografia e ressonância nem sempre auxiliam no diagnóstico, sendo decisivos apenas em casos pontuais.