Epilepsia

A epilepsia é uma doença neurológica que ocorre de diversas formas e nem sempre envolve uma crise convulsiva característica. Muitas vezes são rápidas e se expressam apenas em um membro ou lado do corpo. Outras vezes há somente um olhar fixo, ou um movimento da boca ou da face. Pode haver, também, crises durante o sono, ou em períodos que não são observados por ninguém. 

Em grande parte dos casos, a causa decorre de alterações microscópicas no funcionamento do cérebro, por isso é muito comum não se observar alteração em nenhum método complementar e os exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada  e Eletroencefalografias se apresentarem totalmente normais.

Na epilepsia, um conjunto de neurônios está defeituoso. Pode ser devido a uma doença congênita (algum distúrbio já presente ao nascimento), ou adquirido, como traumas, ou ainda doenças genéticas que em determinada idade começa a se manifestar.

Esses neurônios defeituosos emitem sinais elétricos capazes de fazer contrair uma parte do corpo ( ou todo o corpo ao mesmo tempo) ou alterar a consciência, levando a desmaios e quedas súbitas.

Devido às apresentações tão diversas, o tratamento também possui muitas opções, sendo muito importante uma abordagem individualizada para que se possa garantir o tratamento adequado para cada paciente.

© 2020 Dr. Gustavo L. Franklin - 

Avenida Sete de Setembro 4923, Salas 301/302 - Batel Curitiba/PR       Tel: (41) 98717-4780

Neurologia
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon