epilepsia curitiba

Epilepsia

A epilepsia é uma doença neurológica que ocorre de diversas formas e nem sempre envolve uma crise convulsiva característica. Muitas vezes são rápidas e se expressam apenas em um membro ou lado do corpo. Outras vezes há somente um olhar fixo, ou um movimento da boca ou da face. Pode haver, também, crises durante o sono, ou em períodos que não são observados por ninguém. 

tratamento de epilepsia em curitiba

Em grande parte dos casos, a causa decorre de alterações microscópicas no funcionamento do cérebro, por isso é muito comum não se observar alteração em nenhum método complementar e os exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada  e Eletroencefalografias se apresentarem totalmente normais.

Na epilepsia, um conjunto de neurônios está defeituoso. Pode ser devido a uma doença congênita (algum distúrbio já presente ao nascimento), ou adquirido, como traumas, ou ainda doenças genéticas que em determinada idade começa a se manifestar.

Esses neurônios defeituosos emitem sinais elétricos capazes de fazer contrair uma parte do corpo ( ou todo o corpo ao mesmo tempo) ou alterar a consciência, levando a desmaios e quedas súbitas.

Devido às apresentações tão diversas, o tratamento também possui muitas opções, sendo muito importante uma abordagem individualizada para que se possa garantir o tratamento adequado para cada paciente.

CId 10: g40 epilepsia
cid 11: 
8A60 Epilepsia devido a condições ou doenças estruturais ou metabólicas 
 
cid 11: 
8A61 SIndromes genéticas ou presumidamente genéticas expressas primariamente como epilepsia 
cid 11:   
8A62 Encefalopatias epilépticas 
8A63 Crises convulsivas devido a causas agudas 
8A64 Crise convulsiva única devido a causas remotas   
8A65 Crise convulsiva única não-provocada   
8A66 Status epilepticus  
8A67 Crises convulsivas agudas repetitivas  
8A68 Tipos de crises convulsivas  
MH15 Morte súbida em epilepsia  
KB06 Crises convulsivas neonatais 
8A6Y Outros tipos de epilepsia ou crises convulsivas específicos 
8A6Z Epilepsia ou crises convulsivas não-especificadas