DESMAIOS
O Desmaio (síncope) é a perda rápida e repentina de consciência, geralmente acompanhada de perda de força nos músculos. Na maior parte dos casos, costuma ser rápido, com retorno a consciência após alguns segundos ou poucos minutos. Mas como pode levar frequentemente a quedas e, consequentemente, a traumas, deve ser sempre investigado e se possível, tratado.
O desmaio em si não é uma doença, mas um sintoma, que pode ocorrer em diversas situações. Grande parte das vezes decorre de um hipofluxo (diminuição de sangue) no cérebro e pode estar associado a eventos benignos, não relacionados a doenças mais graves.
Podem ser a causa de desmaios, as doenças do cérebro, como Epilepsia, ou então doenças do coração como arritmias, hipotensão postural, e muitas outras.
Situações de stress e emoções fortes, ambientes fechados ou quentes, uso de alguns medicamentos, também podem predispor a desmaios ou então a sensação de pré-desmaios ( ou quase desmaios), chamada lipotímia.
Sempre que o desmaio for recorrente (quando ocorre mais de uma vez), ou for muito prolongado (com duração maior que 10 minutos), ou ainda acompanhado de outro sintoma, como desvio de rima facial ( boca ficando torta), ou dor de cabeça muito forte, o paciente deve ser levado a um serviço de urgência, como pronto-socorro e, posteriormente, o neurologista tem que ser consultado.