AVC (Acidente Vascular Cerebral)

​Após ter tido um AVC, o trabalho de reabilitação com fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutricionista são muito importantes para minimizar as sequelas e fazer o paciente retomar suas funções e atividades diárias o mais rapidamente possível.

 

O uso de toxina botulínica pelo neurologista vem crescendo, com o objetivo de diminuir sequelas como espasticidade, com grandes resultados. Sua utilização deve ser avaliada, no intuito de melhora a função do membro e sua utilidade.

Isso é o mais importante!

A chamada prevenção secundária consiste em tratar as causas de um AVC após ter tido um primeiro evento, de modo a evitar que ocorra novamente!

Quando identificada a causa, como arritmias, distúrbios cardíacos, obstruções em artérias cervicais, dentre muitas outras. 

 

O trabalho de prevenção secundária e de investigação da causa do AVC deve ser realizado com o médico especialista, de preferência, o neurologista.

 

Além disso, o controle dos fatores de risco, como hipertensão arterial, diabete, obesidade, dislipidemia (alteração do colesterol e triglicerídeos), sendentarismo e tabagismo, quando houver, é de fundamental importância.

Este deve ser um trabalho conjunto, com o médico da família, o clínico geral, geriatra e o neurologista. 

© 2019 Dr. Gustavo L. Franklin - 

Avenida Sete de Setembro 4848, 9° Andar - Batel Curitiba/PR       Tel: (41) 3319 - 7818 

Neurologia
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon